terça-feira, 26 de abril de 2011

A troca de idéias e experiências nos aproxima do ideal de educação compartilhada, construida coletivamente.

Por Marlice Primo (Educadora em Saúde)  
 “O movimento das crianças está em toda parte, e isso é notado na agitação de seus jogos e brincadeiras, em grupos ou sozinhas” (Fleury, 2010).
 As brincadeiras de crianças, além de incentivarem o desenvolvimento intelectual, a imaginação e a criatividade, movimentam o corpo fazendo com que as crianças façam exercícios físicos com prazer, como brincar de amarelinha, brincar de pular corda, etc.
Na educação infantil, é comum vermos as crianças o tempo todo sentadas, em silêncio, realizando atividades escolares. Porém, para que as crianças possam ampliar o seu aprendizado, é preciso que os conceitos de educação estejam de acordo com as suas necessidades e seus interesses. Durante a brincadeira, a criança assimila conhecimentos sem se dar conta. Por meio das atividades lúdicas, a criança satisfaz seus desejos e representa a realidade que as circunda.
Referência: Fleury Medicina e Saúde. Disponível em http://www.fleury.com.br.



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